O Urbit, sendo um empreendimento incrivelmente ambicioso, vai além do escopo de um mero projeto de software. Compilamos uma linha do tempo abrangente de sua extensa história, fornecendo a você uma visão do passado, do presente e da jornada para se tornar um sistema reconhecido mundialmente.
Linha do tempo
2002
O Urbit começou como um projeto pessoal de Curtis Yarvin, um cientista da computação. A área de pesquisa de Yarvin incluía sistemas operacionais e compiladores. Depois de um ano e meio em um programa de doutorado na Universidade da Califórnia em Berkeley, Yarvin abandonou o curso para se dedicar ao setor, onde trabalhou em projetos de software (linguagem, sistema operacional e navegador).
Depois de iniciar a criação do Urbit em 2002, Yarvin trabalhou sozinho no protocolo por 11 anos.
2008
A linguagem de programação funcional Nock está pronta. Com 32 linhas de código, ela representa a base para toda a estrutura e as camadas que seriam usadas no protocolo Urbit.
2012
Surge uma maneira mais simples de usar o Nock: Hoon, a amigável linguagem de programação Urbit, está pronta. Seu objetivo é servir como uma linguagem fácil de aprender para os desenvolvedores. Nos bastidores, todo o código Hoon é compilado para o Nock.
2013
O kernel do sistema operacional do Urbit (Arvo) começa a ser executado e o Urbit se torna um produto funcional pela primeira vez. A primeira rede Urbit em tempo real é lançada com um bate-papo (usando apenas a linha de comando). Yarvin cria um vídeo de demonstração:
E levanta US$ 1,5 milhão para criar uma empresa focada no desenvolvimento de protocolos: Tlon.
2014
A Tlon foi fundada para ajudar a desenvolver o Urbit. O braço direito de Yarvin na empresa é Galen Wolfe-Pauly (cofundador da meta-rede Ost e líder técnico do Baggu). A Tlon é uma empresa enxuta que opera com menos de 8 pessoas por 4 anos.
2015
A Urbit tem sua primeira interface web e o urbit.org entra no ar.
2016
A primeira venda de endereços virtuais Urbit é realizada com sucesso, esgotando-se em apenas quatro horas.
2017
A segunda venda de IDs Urbit (com um limite de duas por pessoa) é realizada e se esgota em seis horas.
2018
A Tlon vende cerca de 8% de sua participação na rede para acelerar o desenvolvimento do Urbit.
Outra organização é criada: urbit.live, responsável por um mercado público para compra e venda de IDs Urbit.
A Hoon School é lançada para ajudar os programadores a dominar a linguagem de desenvolvimento do Urbit.
2019
Os IDs Urbit são integrados à rede Ethereum (Azimuth release).
Curtis Yarvin se retira oficial e permanentemente do projeto Urbit e da Tlon, passando suas galáxias para a custódia da Tlon.
A Tlon é agora uma empresa com cerca de 20 pessoas.
O sistema operacional Arvo passa por melhorias significativas de estabilização.
A Tlon lança o Urbit Grants Program, um programa de financiamento para apoiar desenvolvedores externos e projetos que contribuem para o ecossistema Urbit.
2020
A Tlon lança o Landscape (OS 1), uma interface mínima para reunir grupos de pessoas para bater papo, compartilhar links e escrever.
2021
A Fundação Urbit é formalmente estabelecida.
A Tlon realiza a primeira Assembleia Urbit.
A capacidade de enviar software fora do kernel é liberada.
Várias empresas começaram a se formar para trabalhar no Urbit.
2022
A Fundação Urbit realiza a segunda Assembleia Urbit.
É criado um subdomínio específico para rastrear o roteiro do Urbit (roadmap.urbit.org).
58 desenvolvedores em tempo integral estão trabalhando no Urbit em diferentes empresas, além de muitos outros colaboradores.
2023
O Urbit continua a crescer e a atingir novos patamares de adoção.