Plano operacional da Urbit Foundation

2023 e além

Há duas partes principais neste documento: o Plano 2023 e a Revisão 2022. Cada seção é precedida por um resumo de alto nível do conteúdo.

O Plano para 2023 discute nossa mudança de curso em relação a 2022, por que estamos fazendo isso e as principais áreas em que vamos nos concentrar, que incluem o desenvolvimento principal, o desenvolvimento de desenvolvedores, a coordenação do ecossistema, a comunicação habitual e uma nova governança.

A Revisão de 2022 aborda em profundidade o que fizemos no último ano, por que o fizemos e compreende cerca de 60% de todo o documento. Ela abrange nossos esforços de marketing do ecossistema, o desempenho de nosso programa de subsídios e os esforços de educação, o CombineDAO e inclui um relatório específico sobre o Assembly 2022.

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Plano para 2023

Estamos saindo de 2022 com um sentimento muito bom em relação ao ano. A Urbit está decolando e as pessoas estão percebendo. No início do ano, nos propusemos a combinar a aparência da Urbit com sua substância – missão cumprida. Além disso, nosso ecossistema amadureceu em um período de tempo notavelmente curto e agora está atraindo muitos desenvolvedores, novas organizações, capital e atenção geral.

O mais importante agora é amadurecer tecnicamente a Urbit em um mundo onde a tecnologia está sendo adotada, por isso estamos adotando uma nova missão: “0K: Administrar a Urbit até a maturidade técnica“.

Trouxemos Ted Blacfiman como nosso CTO para liderar uma nova equipe interna de desenvolvedores principais. Também ajustaremos nossa formação de desenvolvedores e concederemos subsídios para treiná-los para trabalhar no núcleo.

Além de nos envolvermos mais no desenvolvimento da Urbit, implementaremos uma política de comunicação habitual em todos os níveis de nossa organização. A coordenação em um ecossistema descentralizado exige um fluxo constante de informações disponibilizadas para galáxias e outras partes interessadas e serve como base da transparência organizacional, que a UF precisa ter.

Com um ano de experiência, um ecossistema em pleno funcionamento e uma missão de longo prazo mais séria à nossa frente, também estaremos reforçando a governança da UF. As galáxias do urbit.org devem ser usadas para financiar bens públicos e, ao fazê-lo, devem ser administradas com uma supervisão cuidadosa e informada. Incentivaremos as galáxias a eleger um novo conselho de administração que terá um papel ativo na ajuda à UF para que ela cumpra sua missão.

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Uma nova missão

“A Urbit consiste em um software de sistema que admite uma versão Kelvin.”

– Philip Monk, Preceitos F10

A missão da Fundação Urbit é administrar o Urbit até a maturidade técnica, ou como gostamos de dizer, 0K.

0K, ou “Zero Kelvin”, refere-se ao sistema de controle de versão do Urbit que decresce até a versão zero, ponto em que nenhuma outra versão será emitida. Chegar ao 0K representa a conclusão do projeto Urbit e o cumprimento de nossa missão. Esperamos nos concentrar nisso por muitos anos.

Desenvolvimento principal

A pedra angular da estratégia “0K” da Urbit Foundation é criar uma equipe interna de desenvolvedores principais. Até o quarto trimestre de 2023, A UF planeja ter sete desenvolvedores principais internamente – além de ~rovnys-ricfer como CTO, os desenvolvedores de longa data da UF ~tinnus-napbus e ~dinleb-rambep estão agora trabalhando no kernel, e a UF contratará mais quatro desenvolvedores principais no próximo ano.

A equipe principal existente tem nove desenvolvedores, portanto, a adição dessa equipe de sete membros da UF representa uma grande expansão, com o potencial de acelerar bastante o ritmo de desenvolvimento do tempo de execução e do kernel.

Uma equipe maior, espalhada por várias organizações, exige mais coordenação. Com esse objetivo, a UF publicou¹ um roteiro técnico para o núcleo do Urbit. Esse é um documento vivo, destinado tanto a leitores casuais quanto a leitores altamente técnicos, que servirá como ponto de partida para qualquer pessoa interessada em manter-se atualizada sobre o que está acontecendo com o desenvolvimento do núcleo.

O roadmap aborda um dos principais obstáculos para se envolver com o desenvolvimento do núcleo: é difícil saber no que está sendo trabalhado, o que está planejado para ser trabalhado e quais mudanças arquitetônicas podem ser esperadas do trabalho futuro. Ao manter uma listagem atualizada com frequência dos projetos em desenvolvimento ativo, o que está por vir no pipeline de lançamento e links para propostas de trabalho futuro, a UF garantirá que os desenvolvedores principais e os desenvolvedores de aplicativos em todo o ecossistema Urbit possam agir de acordo com as informações atuais e antecipar mudanças futuras.

Além de manter o roteiro, a UF também ampliará suas ofertas educacionais para incluir material avançado sobre o tempo de execução e o kernel, voltado para desenvolvedores que já conhecem o básico, como graduados da Hoon School, desenvolvedores de aplicativos e beneficiários. Aumentar o nível de compreensão das partes mais profundas do sistema entre os desenvolvedores do ecossistema melhorará a qualidade do código do aplicativo e facilitará as contribuições principais dos desenvolvedores que não estão trabalhando nele em tempo integral – a confiabilidade, a ergonomia da API e as ferramentas do desenvolvedor têm a ganhar com uma fluência mais ampla com os componentes internos do Urbit OS.

¹Ok, ainda não é bem assim no momento em que escrevo. Mas o conteúdo desse documento, agora desatualizado, chegará ao site https://roadmap.urbit.org em ~2022.11.14.

Para garantir que o núcleo de desenvolvimento mantenha sua atmosfera colegiada e o controle unificado sobre a base de código, que deve continuar a se fundir em um kernel minúsculo e perfeito como um diamante, os desenvolvedores do núcleo formarão uma “guild”. Essa guilda será responsável pela deliberação técnica sobre o Urbit OS. Enquanto o espaço do usuário se desenvolve como um “bazaar” na terminologia tradicional de código aberto, o núcleo precisa permanecer como uma “cathedral” para evitar que aumente de tamanho e escopo, que são as pressões naturais que surgem no desenvolvimento evolutivo de várias partes.

A UF está tomando essas medidas para minimizar o risco técnico para o ecossistema Urbit como um todo. Muitas empresas estão agora dependendo do desenvolvimento principal para acelerar o Urbit e torná-lo um produto de consumo escalável e à prova de falhas. A UF implementará recursos significativos para resolver os obstáculos no desenvolvimento principal para eliminar os obstáculos restantes à adoção.

Desenvolvimento de desenvolvedores

Trazer novos desenvolvedores para a Urbit tem sido um dos pilares da atividade da Fundação Urbit desde seu início e isso não vai mudar. Ainda há muito Urbit a ser construído, e não conseguiremos chegar lá sem trazer muito mais talentos para o ecossistema. Conceituamos isso como um funil ou pipeline que começa com a divulgação, passa para a educação e oportunidades de trabalho (subsídios) e termina com o trabalho em tempo integral.

Divulgação

A UF empreenderá alguns novos esforços para trazer mais pessoas para o ecossistema de desenvolvedores. Um desses novos esforços será a produção de conteúdo de vídeo sobre o desenvolvimento principal

— orientações sobre módulos, palestras sobre tópicos avançados, sessões de perguntas e respostas com desenvolvedores principais e transmissões ao vivo de desenvolvedores principais compartilhando suas telas enquanto trabalham.

Também estaremos colocando armadilhas maiores para os nerds. O Urbit tem tanta profundidade intelectual quanto qualquer projeto de software. Seus problemas não resolvidos, uma vez explicados, geralmente capturam a imaginação de desenvolvedores de alto calibre, de modo que isso pode se tornar uma de nossas principais ferramentas de recrutamento.

Escreveremos cartas abertas para desenvolvedores famosos, comparando seu trabalho com várias partes do Urbit, e as publicaremos no Twitter e no hackernews para exposição. Publicaremos desafios com grandes recompensas em estrelas para itens de trabalho difíceis. Estaremos repetindo como usar a economia da atenção a nosso favor.

Entre outros sucessos, as aulas em grupo demonstraram que os novos desenvolvedores podem começar com o Hoon como primeira linguagem e com o Urbit como primeira plataforma, desafiando os preconceitos de subgrupos da comunidade de desenvolvedores de legados. Continuar a apresentar histórias de sucesso – de desenvolvedores que estão aprendendo a usar o Urbit com sucesso, criando coisas legais e falando sobre suas experiências – é nossa melhor linha de defesa para mostrar aos desenvolvedores que o Urbit vale o investimento.

Educação

O Urbit tem uma grande superfície de aprendizado: uma nova linguagem, paradigma de programação, sistema operacional e convenções de nomenclatura. Convencer os desenvolvedores a aprender tudo isso requer, entre outras coisas, uma experiência educacional excepcionalmente boa. Há dois pontos de entrada: documentação ou aulas em grupo.

Documentação

Nossa documentação foi amplamente reformulada ao longo de 2022 para oferecer um caminho claro do iniciante (Hoon School) ao desenvolvedor de aplicativos (App School). Muitos desenvolvedores são autodidatas que podem aprender uma nova pilha consumindo a documentação em seu próprio ritmo. Embora estejamos satisfeitos com o conteúdo de nossos documentos, acreditamos que eles podem ser aprimorados com a inclusão de conteúdo de vídeo profissional que enriquece a experiência de aprendizado além do que o conteúdo escrito pode oferecer. ~lagrev-nocfep trabalhará na gravação de vídeos curtos explicando tópicos específicos que serão intercalados nos principais cursos.

Aulas baseadas em grupos

As aulas ministradas por instrutores, como a Hoon School Live e a App School Live, foram bem-sucedidas em 2022. Para os alunos, elas proporcionam camaradagem e apoio de outros alunos, além de acesso a um instrutor que pode responder a perguntas e fornecer feedback. Entre outros sucessos, as aulas em grupo demonstraram que os novos desenvolvedores podem começar com a Hoon como primeiro idioma e com a Urbit como primeira plataforma, desafiando preconceitos de subgrupos da comunidade de desenvolvedores legados.

Embora aulas como essa não sejam tão bem dimensionadas quanto a documentação autodirigida, elas fornecem à nossa equipe informações valiosas sobre o ensino do material que são cruciais para esse estágio e permanecem gerenciáveis na escala com a qual estamos lidando. Esperamos aumentar a frequência dos cursos ao vivo realizados no próximo ano para garantir que pelo menos um curso seja realizado regularmente a cada trimestre, o que nos dará a capacidade de adicionar constantemente novos desenvolvedores ao funil de forma contínua.

Tendo em vista nosso novo foco no desenvolvimento básico e o sucesso obtido até agora com os cursos existentes, expandiremos o escopo de nossas ofertas de cursos para incluir o desenvolvimento principal – Arvo School. Esperamos que isso leve algum tempo para ser desenvolvido e provavelmente não realizaremos esse curso até o terceiro trimestre de 2022.

Subsídios

Nosso programa de concessões está funcionando bem – criamos sistemas sólidos que estabelecem um alto padrão para os funcionários que trabalham com concessões, o que mantém a qualidade alta e o abandono baixo. Não estamos planejando nenhuma grande mudança na forma como nosso programa de concessões funciona, mas planejamos mudar a ênfase das concessões do desenvolvimento de aplicativos para o desenvolvimento de infraestrutura.

As três categorias de subsídios são propostas, recompensas e estágios. Veja a seguir um detalhamento de como elas funcionam:

Estágios

Um estágio concede uma única estrela por cerca de três meses de trabalho a um colaborador que está emparelhado com um Mentor. O Mentor é responsável por definir o projeto, selecionar o colaborador e fornecer orientação durante todo o processo. Os mentores podem ser qualquer colaborador anterior ou desenvolvedor empregado. A maioria dos estagiários tem sido concentrados em infraestrutura ao longo do ano e também foram usados para manutenção de produtos existentes (por exemplo, Port, Bitcoin Wallet). Historicamente, os estagiários têm sido o tipo de subsídio menos numeroso.

Em 2023, planejamos continuar usando os estágios da mesma forma que temos usado, embora com mais foco em manter os produtos – especialmente aqueles que podem ser considerados infraestrutura, como o Bridge – em manutenção.

Recompensas

Recompensas são contratos para trabalhos bem definidos. Eles envolvem um ou mais colaboradores e um patrocinador. O patrocinador é aquele que escreveu a recompensa e se beneficia de sua conclusão. As recompensas abrangem contribuições para a infraestrutura, hospedagem de encontros, desenvolvimento de aplicativos, adição de recursos a aplicativos e produção de conteúdo.

Em 2023, planejamos utilizar as recompensas para incentivar contribuições de alto valor para o trabalho de infraestrutura. O objetivo é duplo: produzir contribuições duradouras e atrair desenvolvedores de calibre muito mais alto, apresentando-lhes problemas interessantes com altas recompensas. Com Ted no comando e nossos próprios desenvolvedores cada vez mais concentrados na infraestrutura, será muito mais viável escrever especificações técnicas que possam ser transformadas em recompensas desse tipo.

Propostas

As propostas são projetos propostos por colaboradores. Para ser aceita, uma proposta deve ter um Patrono – um membro da comunidade que já fez contribuições substanciais e continua engajado em trabalhar no Urbit.

As propostas ao longo de 2022 têm sido normalmente para o desenvolvimento de aplicativos, o que faz sentido: novos colaboradores podem ver o caminho para a criação de um aplicativo muito mais prontamente do que podem descobrir como contribuir para o desenvolvimento da infraestrutura, uma vez que a curva de aprendizado é menor e o espaço do problema é maior.

Esperamos que a presença do roadmap público torne as propostas de infraestrutura mais comuns, pois os desenvolvedores saberão para quais áreas devem direcionar suas contribuições. Além disso, nosso orçamento de subsídios agora será mais voltado para contribuições de infraestrutura, o que restringirá o valor do financiamento disponível para o desenvolvimento de aplicativos.

Por que continuar incentivando o desenvolvimento de aplicativos? Já vimos vários casos de desenvolvedores de aplicativos que acabaram fazendo a transição para o desenvolvimento de infraestrutura e não queremos fechar um caminho que funciona. Para uma visão mais quantitativa, veja abaixo:

Desenvolvedores em tempo integral em ~2022.11
Total de desenvolvedores em período integral58
Início no espaço do usuário29 / 50%
Início em subsídios27 / 48%
Contribuição para a infraestrutura22 / 38%
Infraestrutura com início no espaço do usuário12 / 21%
Infraestrutura com início em subsídios11 / 19%

Não sabemos se o desenvolvimento de aplicativos é a maneira mais eficaz de produzir desenvolvedores de infraestrutura, mas sabemos que ele funciona e produziu bons resultados no passado. Este ano, tentaremos outras táticas, mas manteremos abertos os caminhos conhecidos.

Coordenação do ecossistema

Aumentar a eficiência em um ecossistema em rápida expansão é muito parecido com aumentar a eficiência em uma empresa de alto crescimento – os custos de coordenação crescem exponencialmente e exigem melhorias contínuas na comunicação. Temos o compromisso de tornar a comunicação em uma variedade de mídias uma competência essencial de nossa organização. Acreditamos que, ao fazer isso, o ecossistema Urbit poderá trabalhar com mais eficiência: mais rapidamente em direções complementares.

Comunicação habitual

De agora em diante, publicaremos relatórios mensais² em nosso novo grupo público em algumas áreas diferentes:

  • Ecossistema: Atualizações por escrito em formato longo sobre o que está acontecendo com determinadas organizações no ecossistema, o que elas têm a oferecer e como você pode ajudá-las. Também divulgaremos funções abertas e colaboradores que estejam procurando trabalho.
  • Infraestrutura: Atualizações sobre o estado do desenvolvimento da infraestrutura, discussões sobre a estratégia atual de desenvolvimento do núcleo, atualizações no contexto do novo roteiro público, problemas pendentes e o que está sendo feito para resolvê-los e áreas em que você pode se envolver. As atualizações farão referência específica ao novo.
  • Pipeline do desenvolvedor: Relatórios mensais com foco no conteúdo para desenvolvedores, novos projetos e métricas sobre o funil de desenvolvedores e concessões, como: concessões por status, estrelas distribuídas, número total de desenvolvedores, desenvolvedores envolvidos e desenvolvedores empregados.

Continuaremos a publicar os dois boletins informativos regulares que já fazemos: o boletim informativo geral Urbit Monthly e [battery payload] (o boletim informativo para desenvolvedores). Manter esses boletins em funcionamento será ainda mais fácil com o restante de nossa organização regularmente engajada no fornecimento das informações acima.

²No mínimo.

Relatórios trimestrais

Sempre que possível, estaremos publicando métricas em intervalos regulares para análises temporais por qualquer pessoa que precise delas para tomar decisões sobre seu envolvimento com a Urbit – seja contratando, investindo, construindo ou usando. Elas serão baseadas em estatísticas de toda a rede, como o número de naves on-line, a atividade do Azimuth e os preços dos ativos, bem como métricas da UF sobre desenvolvedores, velocidade de desenvolvimento de infraestrutura, concessões e distribuição de fundos.

Eventos: IRL e Virtual

Acreditamos que os eventos, tanto presenciais quanto virtuais, são os principais impulsionadores de crescimento, conexão e progresso.

Eventos como o Town Hall do ano passado, a Assembly e a próxima Developer Week fornecem às equipes cronogramas naturais para trabalhar e, com um ecossistema descentralizado como o nosso, podem resultar na entrega de muitos produtos novos e atualizações de uma só vez. Considere que a Assembly apresentou os lançamentos de produtos da Tlon, Native Planet, Holium, Uqbar, Quartus, Tirrel, Mars Review of Books e outros – todos esses lançamentos acontecendo ao mesmo tempo têm um efeito multiplicador. A Developer Week está motivando a conclusão de uma nova documentação, seis publicações em blogs e pelo menos dois lançamentos de produtos.

Os eventos IRL são especialmente bons para criar conexões. A Fundação construiu relacionamentos sólidos com a Reserve Protocol, Vienna Hypertext, Coinfund, Delphi e várias outras organizações e indivíduos por meio da facilitação de eventos de IRL. As empresas têm a chance de conhecer os colaboradores e fazer contratações. As organizações formam parcerias e fazem planos.

Continuaremos a produzir eventos virtuais e presenciais que reúnem o ecossistema. Além de produzir o Assembly 2023, continuaremos a garantir a representação nas principais conferências da Web3, apoiaremos eventos como o Volcano Summit, voltado para desenvolvedores, e, em geral, ofereceremos oportunidades de encontro.

Revisão de 2022

O Assembly representou a conclusão de um arco de um ano.

Há um ano, nos propusemos a “apoiar, envolver e desenvolver um ecossistema nascente“. Adotamos a missão de garantir a adoção em larga escala da Urbit como uma tecnologia e passamos o ano concentrados em fazer isso acontecer. Criamos um pipeline para que novos desenvolvedores aprendessem e desenvolvessem suas habilidades, investimos em várias empresas e promovemos a Urbit e seu ecossistema ao longo do ano para combinar a aparência da Urbit com sua substância.

Esses esforços culminaram com o Assembly em setembro. Nosso ecossistema passou a existir, está profundamente engajado em muitos vetores diferentes e está crescendo mais rápido do que podemos acompanhar.

O restante deste documento é dedicado a um mergulho profundo nas principais ações que realizamos ao longo do ano, com resultados positivos onde quer que os tenhamos medido.

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Educação para desenvolvedores

Concentramos nossos esforços para oferecer melhor educação sobre o desenvolvimento do Urbit em documentação, cursos, hackathons e muito mais. Nossos esforços aqui foram liderados por ~lagrev-nocfep, que se juntou a nós em tempo parcial no início do ano, e ~tinnus-napbus, que trabalha com documentação na UF desde o final de 2021.

Documentação

Fizemos grandes avanços na documentação ao longo do ano. Talvez a maior e mais visível atualização tenha sido o lançamento do developers.urbit.org (DUO) em junho, que simplificou a documentação em um caminho de aprendizado concreto (o “Core Curriculum”) e separou os guias do material de referência. Esse lançamento foi o ponto culminante de mais de meio ano de trabalho de documentação e, desde então, acabou com a reclamação clássica e popular: “os documentos não prestam”. De vez em quando, áreas que precisam ser melhoradas chamam nossa atenção, mas, de modo geral, agora ouvimos que a documentação é, de fato, muito boa.

Aqui estão algumas das principais peças novas de documentação concluídas ao longo do ano:

Escola de aplicativos I: um guia de doze partes que aborda os fundamentos do Arvo e todas as especificidades da criação de aplicativos Gall em detalhes. Ele foi projetado para ser a continuação natural da Hoon School, que fornece conhecimento prático dos agentes Gall sem exigir nenhum conhecimento de JavaScript.

Escola de aplicativos II: Um guia em nove partes que orienta o leitor na criação de seu próprio aplicativo Journal. Isso envolve a criação de um agente Gall, um front-end baseado em React e, em seguida, a publicação para distribuição. Esse guia é completo e deixa o leitor pronto para escrever seus próprios aplicativos.

%docs app: Há algum tempo, sabíamos que queríamos orientar o DUO em torno da documentação do Urbit, não da documentação dos aplicativos. Afinal de contas, o número de aplicativos desenvolvidos aumentará continuamente, eles serão criados por todos os tipos de pessoas e não seria viável nem desejável centralizá-los em qualquer domínio urbit.org. Em vez disso, aproveitamos a distribuição de software para criar um aplicativo que obtém a documentação do aplicativo diretamente dos aplicativos instalados. Isso significa que um desenvolvedor simplesmente precisa incluir sua documentação no aplicativo, e os desenvolvedores podem acessar a documentação por meio do Urbit instalando o aplicativo desejado. Este autor tem conhecimento de pelo menos 11 aplicativos documentados dessa forma, incluindo o novo aplicativo Groups do Tlon – isso se tornou uma forma padrão de documentar aplicativos Urbit.

Hoon School Dead: A documentação da Hoon School até o lançamento do DUO tinha cerca de quatro anos, com poucas atualizações importantes além de correções sintáticas à medida que a linguagem Hoon avançava. A experiência de ~lagrev-nocfep no ensino da Hoon School Live (sem mencionar sua experiência no ensino em geral) o levou a acreditar que uma versão significativamente melhor da documentação do Hoon – Hoon School Dead – seria útil para substituir os guias antigos. O curso apresenta 19 lições com diagramas, vários exercícios, orientações de código e um conjunto ampliado de tópicos abordados.

Tutoriais relâmpago: Além dos tutoriais acima, que foram projetados para fornecer uma compreensão aprofundada do desenvolvimento de aplicativos Urbit durante o que deveria levar vários dias, também lançamos uma série de três tutoriais “relâmpago” que evitam o ensino da pilha em favor de fornecer uma noção de alto nível do código necessário para criar um aplicativo no menor tempo possível. Há comentários sobre as partes interessantes dos aplicativos para mostrar o quão pouco é necessário para criar aplicativos Urbit, e os três se baseiam uns nos outros para demonstrar a capacidade do Urbit de “empilhar” aplicativos compartilhando back-ends.

Além do que foi mencionado acima, uma série de documentações menores, mas ainda assim importantes, foi produzida para os desenvolvedores: um esboço conceitual das APIs scry e de assinatura, uma tonelada de atualizações do Glossário e, mais recentemente, um exemplo completo da criação de uma versão do Flappy Bird que combina uma tabela de classificação baseada em %pals.

Embora não seja necessariamente voltado para o desenvolvedor, também reescrevemos o Guia de hospedagem na nuvem e o Guia de introdução.

Cursos

A mudança de maior destaque na educação da Urbit este ano foi o renascimento da Escola Hoon.

Para aqueles que não estão familiarizados, a Hoon School é um curso que tem sido ministrado por etapas com instrutor diversas vezes ao longo dos anos. O Tlon ministrou o primeiro curso (por enquanto) em 2019, alguns subsequentes no início de 2020, e a Hooniversity, liderada pela comunidade, assumiu o controle no final de 2020. Nenhum curso baseado em etapas foi ministrado em 2021.

A versão que ~lagrev-nocfep ensinou, chamada Hoon School Live (HSL), foi a mais popular de todas as que a precederam. O primeiro lote começou em fevereiro e durou dez semanas.

~lagrev-nocfep, que tem formação em pedagogia de engenharia e leciona ciência da computação há mais de uma década, criou um currículo totalmente novo para esse lote, que foi discutido nesta chamada de desenvolvedores.

Após o HSL, houve outro curso recém-projetado para desenvolvedores de aplicativos chamado App School Live (ASL), que culminou em uma hackathon realizada na Assembly. A hackathon contou com 10 equipes, abrangendo 19 indivíduos, todos os quais concluíram um projeto. Outro grupo da HSL começou imediatamente após a Assembly e ainda está em andamento. Esse grupo apresenta um cronograma acelerado de 10 semanas para seis semanas.

Abaixo estão algumas métricas sobre inscrições e conclusão dos vários cursos. Infelizmente, não temos dados sobre os cursos conduzidos pela Tlon a partir de 2020:

CursoInscriçõesIniciantes3Concluintes4
Hoon School ~201917desconhecido5
Hoon School ~2020desconhecidodesconhecidodesconhecido
Hooniversity ~2020323220
HSL ~2022.225314761
ASL ~2022.71015428
HSL ~2022.92781135em andamento

As informações a seguir sobre experiência prévia em programação também foram coletadas para o primeiro lote do HSL e serão coletadas novamente após a conclusão do grupo de outono do HSL:

experiência em programação antes do hsl

3O número de pessoas que entregaram a primeira lição de casa. Defina como o número de inscrições quando desconhecido, que é o caso dos cursos mais antigos.

4Para HSL e ASL, esse é o número de pessoas que entregam todos os trabalhos de casa.

5Esse é provavelmente o número final, embora possa haver mais envios.

Hackathons

Ao longo do ano, participamos ou realizamos três hackathons e estamos prestes a realizar um quarto.

  1. NFT Berlin: focado nos usos do Urbit ID
  2. HackFS: integrações entre o Urbit e o IPFS
  3. Assembly: oportunidade para os alunos da ASL criarem aplicativos
  4. encode.club: uma hackathon de quatro semanas que começa em novembro

A NFT Berlim tinha uma equipe envolvida no projeto Urbit, cujos membros se inscreveram nos cursos Hoon e compareceram à Assembly. O HackFS não produziu nada digno de nota. O hackaton da Assembly que foi realizada para a nossa comunidade teve grande participação e produziu excelentes resultados (veja abaixo), e temos grandes esperanças em nossa colaboração com o encode.club. Nossa experiência no último ano nos ensinou que a participação em Hackathons externos só é possível se o desafio for amplo o suficiente para que pessoas sem conhecimento de Hoon possam participar (NFTBerlin).

Resultados do Hackathon Assembly

O Assembly 2022 Hackathon recebeu 10 inscrições de um total de 16 participantes. Todas as equipes tinham algo para enviar. Os seguintes projetos foram enviados:

  • Gather, um aplicativo de convite e coordenação de reuniões
  • Whom, um aplicativo de contatos que se baseia nos conceitos inicialmente explorados pelo %pals
  • %classifieds, uma ferramenta para vender bens materiais a pessoas de sua comunidade
  • Cue, uma ferramenta de bookmarking que faz ressurgir artigos salvos anteriormente
  • %ahoy, uma ferramenta de monitoramento de status e conectividade de pares de naves
  • Temple O Chess, uma homenagem a Terry Davis com matchmaking nativo do Urbit
  • DufieBox, um emulador de jogos DOS com distribuições de Doom e Mortal Combat
  • Plug, uma loja on-line para venda de hardgoods e controle de inventário
  • Herd, um sistema de gerenciamento de dependências criado para melhorar a experiência do desenvolvedor
  • Quorum, um clone do Stack Overflow com funcionalidade de pesquisa e votação

Esses dez projetos concorreram a quatro vagas para demonstração no Assembly, que foram concedidas a Whom, %classifieds, Herd e Quorum com base em critérios de seleção que incluíam facilidade de instalação, qualidade da documentação, impacto potencial do projeto e experiência de front-end.

A recepção desses projetos pela comunidade vai além daqueles que foram selecionados para demonstrações, com o %ahoy sendo ampliado para incluir uma função automatizada de |pack / |meld por meio de demanda popular. O participante ~midsum-salrux recebeu ofertas de emprego da Tlon e da Holium, e o participante ~litlep-nibbyt está agora trabalhando em um estágio na Quartus.

Para obter mais detalhes sobre os envios, o grupo operacional foi aberto ao público: ~martyr-sarlev-sarsen/assembly-hackers

[battery payload]

A comunidade de desenvolvedores da Urbit cresceu lentamente para além do Tlon e do desenvolvimento principal. Com o aumento do desenvolvimento de aplicativos de terceiros, ficou claro que a discussão estava ultrapassando os limites do que uma lista de e-mail como a urbit-dev poderia suportar. Lançamos o grupo battery payload (~dister-dozzod-lapdeg/battery-payload) e o boletim informativo para orientar a comunidade de desenvolvedores em torno de um conjunto específico de recursos oficiais da Urbit Foundation (como um quadro de explicações corais Quorum).

Educação * Subsídios

Os cursos por etapas ao vivo tem servido como uma ponte efetiva para o programa de recompensas. Do total de 501 inscrições para os cursos de HSL e ASL de 2022, há 49 colaboradores de subsídios6 que participaram de qualquer um dos cursos por etapas ao vivo, o que representa uma taxa de conversão geral de aproximadamente 10%.

6Essa métrica não é puramente sequencial e, portanto, pode incluir colaboradores que participaram do programa de subsídios e depois retornaram para participar da Hoon ou da App School Live.

Subsídios

O programa de subsídios tem sido um dos pilares das operações da Fundação desde a sua criação. A ideia é simples: dar espaço de endereço a pessoas que contribuam de forma significativa para o desenvolvimento da Urbit. Nossos meios de execução têm se concentrado principalmente nos próprios colaboradores, mais do que no trabalho que eles estão fazendo, o que vale a pena investigar.

Até o momento, os subsídios foram concedidos principalmente para coisas construídas usando o Urbit, e não para contribuições ao Urbit. Nossa tese é que, como os loci para contribuições para o Urbit são difíceis de encontrar e entender, o nível de contribuição para o núcleo é muito alto (consulte nossos planos para subsídios em 2023 para saber o que estamos fazendo para desafiar essa suposição). Como o Urbit foi criado para que os desenvolvedores criem aplicativos, e o desenvolvimento de aplicativos tornou-se possível em um grau muito maior nos últimos dois anos, esse é um caminho muito mais fácil (em termos relativos) para os colaboradores interessados.

Em 2022, a principal mudança que fizemos no programa de subsídios foi a introdução da supervisão das concessões com base na comunidade. Conforme declarado no plano do ano passado:

Nossa abordagem para a concessão de subsídios enfatiza (e incentiva) fortemente uma abordagem baseada em equipe para lidar com eles. Acreditamos que fazer com que as pessoas trabalhem juntas é mais eficaz do que fazê-las trabalhar sozinhas, tanto para quem está fazendo o trabalho quanto para todos que se beneficiam do trabalho delas. Um bom efeito colateral de incentivar as pessoas a trabalharem juntas em equipes é que elas naturalmente formam comunidades/sociedades com base no senso de propósito compartilhado.

Isso acabou funcionando como esperávamos. Distribuiu a carga de supervisão do trabalho, elevou o nível de qualidade do projeto, diminuiu a taxa de abandono e levou a várias colaborações excelentes.

Resultados

Dividiremos a discussão dos resultados em três seções:

  1. Análise qualitativa das colaborações estimuladas e dos aplicativos criados.
  2. Análise quantitativa dos resultados produzidos.
  3. Revisão dos dados subjacentes.
Subsídios, qualitativamente

Sentimos ao longo do ano que nosso sistema está produzindo bons resultados. A colaboração entre os colaboradores é muito alta, o que diminuiu muito a quantidade de supervisão direta que precisamos ter sobre projetos individuais e, ao mesmo tempo, aumentou a qualidade do que está sendo produzido. Aqui estão alguns exemplos do que queremos dizer com isso:

Native Planet. As duas primeiras fases do projeto Native Planet começaram no programa de subsídios.

O ~dalhec-banler recrutou o ~sitful-hatred, o ~mopfel-winrux e o ~nallux-dozryl para sua equipe, todos financiados anteriormente por meio de concessões. ~sitful-hatred e ~mopfel-winrux receberam um presente por terem trazido Urbit para a Umbrel. Todo o grupo agora está fortemente envolvido em uma equipe interorganizacional patrocinada pelo chorus.one e liderada por ~tiller-tolbus para discutir padrões de hospedagem.

Quartus. A equipe do Quartus recebeu 20 estrelas ao longo do ano para financiar o desenvolvimento de seus vários aplicativos. Essa foi sua principal fonte de financiamento durante o ano. O Quartus tornou-se parte integrante do ecossistema Urbit, tendo produzido aplicativos como o peat, que estão se tornando partes importantes da infraestrutura do espaço do usuário. Dois de seus três colaboradores, ~rabsef-bicrym e ~wicrum-wicrun, fizeram ou estão fazendo contribuições ativas para a infraestrutura.

Força-tarefa de produtividade. Embora muitos projetos e relacionamentos bem-sucedidos possam ser capturados pelo fato de o beneficiário ser contratado em tempo integral para uma empresa da Urbit, há outros relacionamentos mais fluidos que se desenvolvem a partir das contribuições do beneficiário. Muitas vezes, elas surgem na forma de conjuntos maiores de colaboradores que trabalham em paralelo em problemas relacionados. Por exemplo, as equipes de concessão do Membrane (um aplicativo básico de planilha) e do %nested-goals (um rastreador de tarefas compartilhável) criaram um relacionamento e um interesse compartilhados na criação de ferramentas de produtividade e estão começando a moldar uma abordagem para o uCal que apresentará uma visão do calendário da Urbit que pode compreender as maneiras pelas quais as pessoas costumam usar planilhas ou listas de tarefas para gerenciar projetos, tarefas e equipes dependentes do tempo.

Grupo de trabalho do Bitcoin. Da mesma forma, as concessões de carteiras Bitcoin inter-relacionadas geraram uma comunidade unida de colaboradores e um caminho para apresentar o Urbit a empresas Bitcoin, como a Lightning Labs, sobre por que o Bitcoin precisa adotar o Urbit para competir no espaço de blockchain em constante expansão. Esse trabalho também está oferecendo uma abordagem de prova de conceito para apresentações do Urbit específicas para o público e páginas de destino do Urbit.org, como urbit.org/bitcoin. Por meio desse cultivo de grupos de trabalho informais, podemos aproveitar o entendimento específico do público-alvo dos colaboradores e o conhecimento técnico do Urbit para identificar uma proposta de valor e selecionar o conteúdo que ajudará a aumentar a adoção do Urbit como uma tecnologia nessa vertical específica.

Inicialização do ecossistema Holium. Também está surgindo uma dinâmica interessante sobre como fazer com que os desenvolvedores independentes criem aplicativos que ofereçam uma aparência unificada.

Especificamente, a Holium escreveu um conjunto de recompensas que financiamos em torno de aplicativos básicos a serem lançados juntamente com o lançamento do Realm, com diferentes equipes de colaboradores trabalhando em aplicativos com uma experiência de front-end unificada, mas com um caminho para a independência em vez de centralização sob a organização Holium. Essa dinâmica ainda está evoluindo, mas o que surgir nesse cenário semicooperativo e semicompetitivo será interessante de acompanhar, já que esses colaboradores vêm construindo relacionamentos uns com os outros, mas não têm nenhuma obrigação oficial uns com os outros, nem o único caminho de sucesso é ser contratado pela empresa que está defendendo sua concessão.

Aqui está uma lista incompleta7 de alguns dos aplicativos mantidos ativamente que saíram do programa de concessões:

  • Chess: Aplicativo de xadrez peer-to-peer totalmente descentralizado para Urbit
  • Faux: Uma ponte entre os grupos discord e urbit
  • Formulários: Crie e preencha formulários e pesquisas no Urbit
  • Go: O clássico jogo de tabuleiro Go, agora no Urbit
  • Funes Notes: Um aplicativo móvel de anotações disponível para iOS
  • Peat: O primeiro utilitário de backup do Urbit
  • Quorum: Um aplicativo no estilo Stack Overflow/Quora que permite que as pessoas enviem e votem em perguntas e respostas em tópicos
  • Slam: Um jogo de arcade social em que você luta contra ondas de inimigos geradas a partir dos gorae de seus amigos
  • Trill: Um microblog nativo do Urbit
  • Astrolabe: Um aplicativo único para explorar o espaço de endereços do Urbit
  • Books: Um aplicativo para gerenciar suas carteiras de criptografia, transações e contrapartes

7Limitado a aplicativos que tenham links públicos de entrada no urbit.org

Subsídios, quantitativamente

No ano passado, declaramos que nossos KPIs de subsídios eram: número de colaboradores engajados, número de colaboradores recorrentes, enquadramento de colaboradores em cargos de tempo integral e taxa de conclusão, e que nossa meta era dobrar o volume de subsídios sem quedas significativas na retenção, enquadramento ou taxa de conclusão. Não atingimos exatamente essa meta, embora tenhamos tido outros sucessos fora do escopo original.

Você notará que nossas métricas estão mais voltadas para o colaborador do que para a contribuição – isso está alinhado com nossa política de longa data de usar as concessões para produzir colaboradores capacitados que se juntarão a empresas de produtos ou abordarão projetos de infraestrutura.

Principais métricas
  • O número de contribuintes em subsídios aumentou em 29%. Não dobramos o número, mas ele aumentou.
  • O número de colaboradores repetidos em concessões diminuiu 3%. Mais contribuidores repetidos no total, mas menos em relação ao total.
  • O número de concessões aumentou em 11%. Não chegou nem perto de dobrar.
  • A colocação (contratação) caiu de 31% para 16%, embora o total seja maior. Foram feitas 17 contratações no último ano, o que é mais do que no ano anterior. Os mercados provavelmente afetaram a quantidade de contratações.
  • 48% dos desenvolvedores da Urbit em tempo integral começaram no programa de subsídios.
  • A taxa de abandono caiu em 10%. 16% das propostas não obtiveram aprovação da comunidade. Tivemos apenas dois subsídios abandonados durante o ano.

A aprovação baseada na comunidade filtra os colaboradores casuais.

  • A taxa de conclusão é de 30%. Isso é menor do que no ano passado, mas muitos outros subsídios ainda estão sendo trabalhados ativamente.
  • 53% dos candidatos a recompensas ou estágios são rejeitados. Em geral, somos bastante seletivos.
  • 67% das concessões foram para trabalho no espaço do usuário, 25% para infraestrutura e 8% para cultura. A grande maioria foi técnica, principalmente para desenvolvimento de aplicativos.

Veja abaixo as tabelas com detalhes sobre a origem desses números.

Desenvolvedores em tempo integral em ~2022.11
Total de desenvolvedores em período integral58
Início no espaço do usuário829 / 50%
Início em subsídios27 / 48%
Contribuição para infraestrutura922 / 38%
Infraestrutura com início no espaço do usuário1012 / 21%
Infraestrutura com início em subsídios11 / 19%
desenvolvedores da urbit em tempo integral

8Inclui colaboradores como ~hastuc-dibtux e ~tacryt-socryp, que começaram a trabalhar como programadores de JavaScript e agora estão entre os engenheiros de infraestrutura mais produtivos que temos.

9Em tempo integral ou com PRs ocasionais para o repositório, mas que, por outro lado, trabalham em tempo integral em empresas da Urbit.

10Número de desenvolvedores de infraestrutura atuais que começaram como desenvolvedores de espaço de usuário.

Dados de subsídios e colaboradores: 2021.Q4-2022.Q3
 20222021
Contribuintes distintos (subsídios)1101178
Total de subsídios10897
Beneficiários repetidos22 / 20%18 / 23%
Total de estrelas concedidas203150
Passivos em aberto para estrelas97
Média de estrelas por beneficiário1.853.125
Subsídios concluídos → tempo integral Urbit17 / 16%11 / 31%
Aplicativos produzidos2012
Taxa de aceitação de anúncios abertos47% (60 / 127)
 EstagiáriosRecompensasPropostas2022202113
Total17345610897
Concluídas5/ 29%22/ 32%16 / 28%32/ 30%37/ 38%
Em andamento149/ 53%15/ 44%22 / 39%46/ 43%33/ 34%
Canceladas159 / 16%9/ 8%15/ 15%
Rascunhos165 / 9%5/ 5%11/ 11%
Abandonadas172/ 12%2/ 2%12/ 12%
Listadas181/ 6%7/ 21%8/ 7%
Substituídas191/ 3%5 / 9%6/ 6%

11Esse número inclui patronos e mentores de propostas e estagiários.

12Com base em um registro de subsídios que têm aplicativos distribuídos conhecidos.

13As métricas de 2021 informam esse número como 107, mas o total das categorias é, na verdade, 97. Esse erro foi descoberto durante a compilação do relatório deste ano.

14O colaborador ainda está trabalhando ativamente no projeto.

15Uma proposta que nunca foi iniciada devido à falta de aprovação da comunidade.

16Uma proposta que ainda está aguardando um patrono.

17Um subsídio no qual o colaborador deixou de trabalhar após receber aprovação.

18Uma recompensa ou estágio que está aguardando um trabalhador.

19Um subsídio que foi posteriormente substituído por um novo subsídio.

Combine(DAO)

A ideia inicial por trás da iniciativa Combine na Fundação era encontrar uma boa maneira de financiar empresas em estágio inicial que desenvolvessem na Urbit. Na época, não havia muito interesse externo de VCs ou de grandes investidores e o preço inicial era bastante alto, portanto, parecia um uso bom e necessário do espaço de endereço para tentar financiar pequenas empresas para construir na plataforma. A abordagem mais óbvia parecia ser a de descobrir um acordo do tipo YC, em que teríamos um acordo fixo em troca de ajudar pequenos projetos com recursos como: contratação técnica, marketing, desenvolvimento de negócios, estratégia etc. Pelo menos fomos inteligentes o suficiente para permitir que essa ideia “semelhante à YC” fosse um princípio orientador, mas sem nos comprometermos demais com ela.

Quase imediatamente, encontramos problemas com nosso plano. O mais óbvio é que, embora tivéssemos muito interesse, pouquíssimos projetos estavam prontos para o horário nobre. Esse foi o primeiro indício de um problema com o qual ainda estamos lidando, que é o fato de a Urbit ter muitos engenheiros e poucas pessoas de “produto”. Em segundo lugar, as empresas que precisavam de investimento e eram passíveis de investimento estavam em diferentes estágios. Em outras palavras, o fluxo de negócios era heterogêneo o suficiente para que a tentativa de ter uma abordagem fixa nos atrapalhasse.

Mesmo assim, fizemos alguns investimentos iniciais na Holium, Mars Review of Books, Uqbar e dcSpark. Também facilitamos o financiamento contínuo de empresas como a ~tirrel, que operavam como fornecedores da UF.

A transição para o DAO

A decisão de converter o Combine de uma iniciativa da Fundação em um DAO foi tomada com base em algumas considerações relacionadas. A primeira foi que começamos a ouvir de outros investidores menores na Urbit que eles estavam tendo dificuldade em aproveitar ao máximo as informações que estavam sendo compartilhadas no grupo interno da Combine. A segunda, agora obsoleta, foi a ideia de que seria benéfico ter uma tesouraria ativamente gerenciada para poder participar do mercado WSTR como parte de uma solução de liquidez. A terceira foi que, a essa altura, o preço das estrelas havia caído pela metade desde que começamos a considerar a iniciativa. Foi sugerida, então, a criação de uma DAO para reunir os ativos de alguns investidores. Isso também nos proporcionaria alguns aprendizados sobre a criação e a execução de uma DAO na Urbit, um caso de uso sobre o qual se falou muito, mas que ainda não havia se concretizado de fato.

Na mesma semana em que o Combine DAO foi legalizado e financiado, os mercados caíram novamente e o preço da estrela caiu de aproximadamente 10 mil para 5 mil, reduzindo imediatamente a tesouraria pela metade em termos de dólares. Em retrospecto, manter a tesouraria em USDC teria sido uma decisão melhor. Como nossa tesouraria era mantida em estrelas, a mecânica de financiamento de projetos se tornou onerosa. A piora da situação do mercado também dificultou o financiamento de qualquer coisa. Embora a Fundação e ~poldec-tonteg tivessem a maioria dos votos, tínhamos um objetivo interno de tomar decisões o mais próximo possível da unanimidade.

Vendas de DAO para DAO (D2D)

Embora fosse difícil iniciar novos investimentos, decidimos direcionar recursos para o que estava parecendo cada vez mais um problema de bloqueio: a falta de equipes de produtos na Urbit. O fato é que, embora a Urbit tenha ótimos pipelines de engenharia e desenvolvedores, isso não se traduz em equipes de produtos. As equipes de produtos são necessárias para o fluxo de negócios.

Decidimos que uma solução elegante seria fazer um contato mais direto com os DAOs, especificamente colocando-os no funil de vendas do Holium. Isso oferecia o duplo benefício de apoiar uma empresa do ecossistema e também de construir relacionamentos com DAOs. Ao contrário das vendas diretas a organizações, muitos dos membros mais valiosos das DAOs são membros de outras DAOs e/ou têm outros projetos próprios. Isso significa que o contato com esse grupo demográfico é de alta alavancagem.

Esse contato foi bem-sucedido. Conseguimos formar uma relação de trabalho com a Tribute Labs, que atualmente está criando uma DAO para se concentrar em projetos da Urbit. Eles administram vários DAOs de alto perfil, portanto, fazer com que adotem a Urbit como sua pilha de DAOs pode ser muito benéfico. Vários dos DAOs que abordamos estão no funil de vendas da Holium e pelo menos um deles se tornou um investidor ativo no ecossistema Urbit.

Encerramento

Duas coisas mudaram no decorrer do ano que nos levaram a decidir desfazer o Combine e devolver as estrelas alocadas.

A primeira é que ficou claro que agora não há falta de interesse dos investidores pelas empresas da Urbit. Os membros da estrutura da Combine DAO são universalmente capazes e dispostos a investir separadamente, portanto, na prática, há menos vantagens em reunir os fundos.

A segunda é que, com a contratação de um CTO, a Fundação precisa concentrar mais de seu orçamento no desenvolvimento. Isso era organizacionalmente impossível há um ano, mas rapidamente se tornou uma realidade.

Sair do negócio de financiamento nos liberará para nos concentrarmos em ajudar a elevar o nível das empresas que trabalham no ecossistema. Isso as colocará em uma posição melhor para aproveitar o financiamento disponível.

Como nenhum negócio foi fechado com a Combine DAO, sua dissolução é bastante simples.

~poldec-tonteg transferirá mais de seus próprios ativos pessoais para a Combine e a transformará em um projeto pessoal, usando-a como veículo para financiar projetos menores e criativos que correm o risco de ficarem presos pelo pivô da Fundação sem financiamento.

Marketing

No início do ano, decidimos levar a sério o marketing da Urbit. Três fatores influenciaram essa decisão:

  1. A crença generalizada na época de que as equipes responsáveis pelo trabalho na Urbit eram péssimas no marketing do projeto;
  2. A opinião de Balaji em nossa primeira reunião de diretoria de que nós, que estávamos construindo a Urbit, nunca havíamos feito uma tentativa séria de “conquistar” os usuários; e
  3. Nossa visão de que o ecossistema Urbit estava avançando para um estado em que a adoção era significativamente maior em vários eixos.

No início de 2022, o Urbit já existia há cerca de uma década e, durante esse tempo, foi alvo de críticas em um período em que estava em desenvolvimento ativo com pouco a mostrar externamente. A Urbit deste ano é qualitativamente diferente da Urbit de 2013-2021, mas a percepção geral do projeto estava bastante defasada. Nossa tese era que, com atenção suficiente para o projeto em 2022, poderíamos mudar as narrativas dominantes de forma significativa, atraindo assim mais desenvolvedores, usuários, empreendedores e investidores em um momento em que eles pudessem ser implantados de forma produtiva.

Urbit NYC

A primeira etapa desse processo foi o Urbit NYC, que foi predominantemente um golpe publicitário criado para chamar a atenção, destacando nossa comunidade eclética. Contratamos um publicitário para chamar a atenção da mídia de Nova York, o que resultou no episódio Red Scare e em um relacionamento (ainda em andamento) com Kyle Chayka para publicar um artigo na New Yorker. A semana de eventos patrocinados custou um pouco mais de US$ 50 mil (para referência, esse é o custo de uma imagem patrocinada em uma nova guia do navegador Brave por um único dia), resultou em um aumento no tráfego para o urbit.org no Twitter maior do que em qualquer um dos Assemblies e teve o benefício adicional de reunir grande parte da nossa comunidade e da equipe da UF em um ambiente real.

Mostre, não conte

Com o aumento da atenção sobre o projeto, ficou claro que precisávamos contar melhor a história do Urbit. Na época, muitos expressaram a necessidade de uma explicação melhor sobre a Urbit para substituir a antiga visão geral. Em vez disso, optamos por adotar a postura de “mostrar, não contar”. Em vez de explicar o projeto – um espaço problemático bem explorado que nunca parecia produzir resultados satisfatórios -, procuramos demonstrar o que estava acontecendo no Urbit, destacando as identidades, os aplicativos e as comunidades que estavam sendo criados.

Links públicos

Nossa primeira etapa foi lançar o Public Links em 30 de abril, antes da Urbit NYC, o que permitiu que IDs, aplicativos e grupos da Urbit tivessem páginas públicas no urbit.org que pudessem ser vinculadas a partir de da web externa. Demos atenção especial aos metadados do Opengraph para garantir que os compartilhamentos no Twitter e em outras plataformas sociais fossem os mais atraentes possíveis.

urbit ny week

Cada página fornece instruções sobre como entrar na rede e instalar um aplicativo, participar de um grupo ou adquirir uma ID, dependendo do tipo de página que está sendo visualizada.

Seção de Ecossistema

Três meses depois (os recursos foram transferidos para o lançamento do developers.urbit.org), lançamos a seção de ecossistema, que teve destaque na página inicial do urbit.org, que transformou o Public Links em um diretório de conteúdo e apresentou novos conteúdos relevantes por meio do Ecosystem Spotlights mensal.

seleção do ecossistema

Desde o lançamento em 25 de julho de 2022, as páginas em urbit.org/ecosystem representam 22,1% de todas as visualizações de página do urbit.org20 e 4,8% de todas as visualizações de página únicas21. Isso implica que cada visitante único que visita a seção de ecossistema visualiza várias páginas distintas.

20172.233 visualizações de um total de 778.743 visualizações no site em 8 de novembro de 2022

216.449 usuários únicos de um total de 40.564 usuários únicos em 8 de novembro de 2022

Rumo ao Assembly

O planejamento do Assembly começou em março com a seleção do local, recrutamento da equipe e pesquisa. Decidimos logo no início que esse evento seria o ponto culminante de nossa estratégia de marketing que colocaria o ecossistema da Urbit em plena exibição. Há muito o que falar aqui para dedicar uma seção inteira, então veja abaixo.

Assembly 2022

Em 2021, a equipe executiva da Tlon falou sobre a preparação para fazer um lançamento real do Urbit. A Assembly 2021 não foi esse lançamento, embora tenha sido definitivamente uma etapa crucial na preparação para tal evento. No início do ano, previmos que o ecossistema em crescimento do Urbit seria a ocasião certa para um evento de lançamento adequado e que um lançamento ajudaria ainda mais o ecossistema a realizar o que precisa para ser bem-sucedido: enviar produtos, aumentar a conscientização, arrecadar dinheiro e contratar pessoas.

Como discuti em minha palestra de abertura, acabou não sendo possível realmente “lançar” o Urbit em nenhum evento específico, mas comemorar a ocasião serviu praticamente para o mesmo propósito: as narrativas dominantes sobre o Urbit foram alteradas, os números de desenvolvedores estão aumentando e as empresas Urbit estão se beneficiando diretamente disso ou estão no caminho certo.

Resultados

Observamos vários picos em todas as métricas que monitoramos, embora ainda haja muita coisa difícil de ver ou que ainda está em desenvolvimento. Aqui está o que sabemos:

A publicidade tem sido boa

Tivemos seis artigos escritos sobre o Assembly, todos positivos em geral, alguns mais do que outros.

Os subsídios e os desenvolvedores engajados registraram um aumento

10 concessões foram ativadas desde o Assembly e recebemos 16 inscrições para trabalhar em recompensas ou estágios. O segundo lote de HSL recebeu 278 inscrições, o que é mais do que o primeiro, o que é surpreendentemente alto, já que o primeiro HSL veio depois de mais de um ano sem nenhum curso oferecido.

As contratações estão sendo feitas

Pelo menos quatro contratações no ecossistema já foram feitas, com mais algumas em discussão.

As redes sociais registraram um grande aumento

As menções de palavras-chave da Urbit no Twitter aumentaram de 1.599 em junho para 4.652 em setembro e 5.122 em outubro22.

22Medido pelo site https://sproutsocial.com

menções de palavras-chave urbit

O número de seguidores de 1º de julho (quando começamos a anunciar o Assembly) a 31 de outubro aumentou 12,4%, de 28.097 para 31.578, com 1,3 milhão de impressões feitas23.

23Medido pelo site https://sproutsocial.com

Resultados da pesquisa

Distribuímos uma pesquisa após o Assembly que recebeu 97 respostas. Aqui estão os resultados comparados com os do ano passado:

 2022202124
Satisfação geral8.4 / 108.8 / 10
Organização8.6 / 108.1 / 10
Utilidade das informações8.1 / 10N/A

24Foram registradas 79 respostas para a pesquisa do ano passado

Também perguntamos às pessoas o que elas mais gostaram, o que menos gostaram e como se sentiram em relação aos palestrantes. Aqui estão os resultados resumidos:

Do que você mais gostou?

  • 71% pessoas/comunidade: conviver e ter o espaço para isso, personalidades diversas
  • 25% palestrantes: variedade de pensamentos, diferentes perspectivas e tópicos
  • 20% ambiente: a estética do local, Miami em geral, móveis, qualidade da produção
  • 19% talfis técnicos: as apresentações sobre assuntos técnicos e o acesso a pessoas técnicas
  • 18% demonstrações: as coisas que as empresas da Urbit mostraram
  • 18% talfis culturais: as palestras e os painéis não técnicos sobre arte, cultura e mídia
  • 4% fumantes: O estande de tabaco do Joe

Do que você menos gostou?

  • 32% A/V: o ruído de fundo, a acústica, o brilho
  • 30% clima: umidade, calor, falta de ar-condicionado
  • 10% talfis culturais: as palestras e os painéis não técnicos sobre arte, cultura e mídia
  • 9% localização: a falta de espaço para crianças no local, Miami em geral
  • 8% palestrantes: aqueles que estavam promovendo seus próprios interesses, não estavam preparados, não estavam na Urbit
  • 6% palestrantes políticos: senhores das periferias e direitistas foram chamados especificamente
Orçamento

Nosso orçamento original era de US$ 500 mil e o custo do evento acabou sendo de US$ 750 mil. Isso se deveu principalmente a excedentes em serviços de bufê, móveis, audiovisual, decoração e hotéis. O local do evento exigia certos fornecedores que acabaram custando mais do que o esperado, e Miami é uma cidade cara em geral.

Tivemos um desempenho melhor em patrocínios do que o esperado, arrecadando US$ 230 mil (contra US$ 150 mil previstos). A venda de ingressos foi pior do que o esperado, arrecadando um total de US$ 161 mil – isso se deveu às condições do mercado que resultaram no preço de venda dos passes de estrelas e na diminuição da demanda por estrelas em geral.

Bens públicos

Ao longo do ano, criamos e mantivemos vários produtos que podem ser considerados bens públicos: o Network Explorer, o Trial Hosting e o Login com Urbit.

Network Explorer

Este ano, houve muito trabalho nos bastidores para tornar o network explorer útil.

Primeiro, tivemos que refinar os dados do Azimuth em função do lançamento do L2. Isso representou desafios únicos em relação à representação de naves geradas versus aquelas com chaves de rede definidas, já que todos as naves L2 têm suas chaves de rede definidas por padrão. Para fazer uma comparação direta com as naves L1, foi necessário não considerar as chaves de rede definidas nas naves L2 até a segunda vez.

O segundo bloco de trabalho foi mostrar o número de naves on-line na rede. Para isso, é necessário fazer ping em cada nave com as chaves de rede definidas para descobrir se ela está on-line ou não. Por meio desse processo, atingimos os limites da rede Ames e corrigimos alguns problemas durante a tarde, produzindo, por fim, dados confiáveis sobre o crescimento real da rede.

Trial Hosting

Lançamos discretamente uma nova maneira de participar da rede na Assembly que fornece acesso a uma lua nova por um dia. Depois de um dia, a lua é quebrada. Isso serve como uma forma de os recém-chegados experimentarem a Urbit de forma trivial e sem custo.

Observamos um uso moderado desse recurso desde o lançamento e não temos certeza absoluta de como ele evoluirá, embora possamos imaginar integrações com provedores de hospedagem ou integrações de webterm nos documentos como possíveis próximas etapas. Independentemente disso, o projeto não requer manutenção contínua e custa pouco para continuar funcionando.

Login com Urbit

Criamos dois aplicativos antes da Assembly que permitem que um aplicativo Web2 tradicional forneça um mecanismo de autenticação baseado no Urbit.

Criamos isso com o Vienna Hypertext como caso piloto a tempo de estrear na Assembly e, desde então, o Vienna recebeu mais de 500 inscrições por meio do Urbit e relata que esses usuários estão entre os mais ativos no serviço. Desde então, concluímos uma reescrita completa do aplicativo para simplificar ainda mais o processo, que será lançado durante a Urbit Developer Week.


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